Ações educativas no cuidado infantil e intervenções dos profissionais junto às famílias - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1619

Maria Veraci Oliveira Queiroz, Maria Salete Bessa Jorge

Resumo


Estudo sobre as práticas de educação em saúde no cuidado da criança, com o objetivo de compreender as ações educativas no contexto de cuidados da criança e identificar as concepções dos profissionais e as intervenções junto às famílias. Utilizamos
pressupostos da etnografia e o discurso do sujeito coletivo. As concepções dos profissionais encontram alguns pontos de convergência com a prática diária manifestada nas categorias: Educação em saúde como orientação para o cuidado; Educação em saúde como processo comunicativo e relacional; Trabalho em equipe e planejamento da prática educativa. Concluímos ser a educação em saúde uma prática indispensável ao cuidado infantil que propicia aproximação do profissional com a família, permite acompanhar o crescimento e o desenvolvimento melhorando a qualidade de vida. Para tanto, devemos superar atitudes autoritárias e facilitar a rede de comunicação entre os profissionais e a família responsável também pela saúde da criança, tornando-os sujeitos da ação.

Palavras-chave


cuidado infantil; educação em saúde; família; comunicação

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascihealthsci.v26i1.1619

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ISSN 1679-9291 (impresso) e ISSN 1807-8648 (on-line) e-mail: actahealth@uem.br

  

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