ALFABETIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Jussara Isabel Stockmanns, Natália Ribas Fonseca

Resumo


O artigo analisa os aspectos de alfabetização/letramento propostos na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Além disso, apresenta uma breve discussão sobre a importância da compreensão dos processos que envolvem o aprendizado da língua escrita. Para tanto, objetiva-se reconhecer o quão significativo é o embasamento teórico para desenvolver uma prática adequada em sala de aula. Para efetuar esta pesquisa, foi utilizada a metodologia bibliográfica, tendo os seguintes autores como referência principal Ferreiro (1999), Grossi (1990) e Soares (2008; 2012). A temática apresenta a reflexão da historicidade e classificação de alfabetização/letramento com a finalidade de situar o leitor no contexto do debate. Essa reflexão verifica como o processo do desenvolvimento da aprendizagem, na área de linguagens, aparece na Base Nacional Comum Curricular. Assim, nota-se que os avanços na aprendizagem dispostos nos diferentes anos na BNCC, na área de linguagens, definem o lugar onde se deve chegar, pois o documento determina o mínimo que a criança pode aprender, assim como as habilidades que pode desenvolver. No entanto, ressalta-se que não é adequado que o professor contribua para uma formação mínima, mas procure desenvolver o máximo do potencial de cada aluno, com o propósito de uma formação plena.


Texto completo:

PDF (baixado

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 mar 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GROSSI, E. P. Didática da alfabetização. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.

KRAMER, S. (Org.). Alfabetização: dilemas da prática. Rio de janeiro: Dois Pontos. 1986.

KRAMER, S. A Infância e sua Singularidade. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. do. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.

LEAL, T. F.; CORREIA, E. B.; MORAIS, A. G. de. Letramento e Alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. do. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 5. ed. 2. Reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 3 ed. São Paulo: ÁTICA, 1997.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.4025/.v0i50.47330

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1516-5477